Dentro do programa de flexibilização do lockdown na Irlanda, muitos museus e galerias vão reabrir a partir do dia 10 de maio de 2021. São muitos espaços culturais que podem ser visitados, grande parte deles são gratuitos.
Outros espaços, apesar de possíveis, ainda vão levar alguns dias para reabrir. Porém, citamos abaixo os principais espaços culturais possíveis de visita nesta fase inicial de reabertura do país.
Vamos lá?
Um dos principais museus de Dublin, que narra a jornada dos irlandeses além das fronteiras da Irlanda, através das histórias de emigrantes irlandeses que se tornaram cientistas, políticos, poetas, artistas, etc, está de volta no próximo dia 10 de maio de 2021.
Segundo o site do museu, “a saúde e a segurança de todos os nossos visitantes e funcionários são nossa maior prioridade e passamos as semanas desde o fechamento meticuloso do planejamento e reorganização para que nossos visitantes possam desfrutar com segurança de nosso museu”.
O EPIC implementou uma série de medidas de saúde pública e distanciamento físico com números de visitantes reduzidos, horários designados, telas sem toque, maior limpeza, guias de áudio para download e pagamentos sem dinheiro.
“Estamos muito satisfeitos por abrir nossas portas e receber visitantes em nosso museu novamente. Obrigado por seu apoio contínuo e esperamos ver todos vocês em breve!”, diz o site.
Leia também: Lockdown na Irlanda: maior reabertura desde 2020 acontece nesta segunda, 10/05
O Book of Kells é um dos mais visitados espaços de Dublin e considerado o maior tesouro cultural da Irlanda e fica em uma das bibliotecas mais bonitas do mundo, da Trinity College. O espaço também reabre no dia 10 de maio com ingressos custando 16 euros para adultos.
O Livro de Kells (ou Book of Kells) também é conhecido como o “Grande Evangeliário de São Columba”. O manuscrito ilustrado, feito por monges celtas por volta do ano 800 D.C., é uma das peças principais do cristianismo irlandês e, apesar de não ter sido concluído, é um dos mais suntuosos manuscritos que restaram da Idade Média.
Leia também: Museus irlandeses abrem para visitas virtuais gratuitas
A maior galeria de arte da Irlanda reabre suas portas no dia 10 de maio. Todos os visitantes devem reservar um ingresso gratuito com antecedência. Assim, terá acesso à colecção permanente e às exposições gratuitas. A Loja da Galeria (a lojinha da galeria reabre no dia 17 de maio).
A exposição Novas Perspectivas abre em 11 de maio com exibição até 2 de agosto. A exposição é paga e também é preciso reservar o ingresso com antecedência.
A mostra inclui arte irlandesa recém-adquirida, arte ocidental, retratos, obras em papel e material de arquivo, apresentando artistas de Peter Paul Rubens (1577-1640) a Alice Neel (1900-1984) e Ilya Bolotowsky (1907-1981) a Mandy O’Neill (n.1968).
O governo irlandês anunciou a reabertura de museus que fazem parte do National Museum of Ireland: Decorative Arts & History (museu da história e arte decorativa), em Dublin 7, Country Life (vida rural), em Castlebar, condado de Mayo, e o Archaeology Museum, em Dublin 2.
Apenas o Natural History (museu da história natural), em Dublin 2, permanece fechado para manutenção.
A reabertura dos museus acontece a partir das 13h de segunda-feira, 10 de maio. Todas as informações para visitar os museus estão disponíveis no site oficial do National Museum of Ireland.
Leia também: 10 museus para você visitar na Irlanda
O MoLI — Museum of Literature Ireland — é um espaço dedicado à literatura irlandesa. Inaugurado em 2019, o local conta com exibições dinâmicas e imersivas que contam a história da herança literária da Irlanda, desde as primeiras tradições narrativas até os célebres escritores contemporâneos.
“Mergulhe nos sons da narrativa irlandesa ao longo dos séculos, siga os passos de James Joyce em Dublin e encontre joias raras da Biblioteca Nacional da Irlanda, incluindo a ‘Cópia nº 1’ de Ulisses”, diz o site sobre seu conteúdo fixo.
O MoLI reabre a partir de sexta-feira, 14 de maio, com exposições que mostram a história da famosa cultura literária da Irlanda do passado ao presente. Ingressos custam 10 euros para adultos e 8 para estudantes, entre outros valores.
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…