Apesar da predominância do inglês, a língua oficial da Irlanda é o gaélico, que, inclusive, até hoje é matéria obrigatória nas escolas de todo o país.
Mesmo assim, em grandes cidades, como Dublin, por exemplo, raramente ouvimos pessoas conversando em gaélico nas ruas. Isso acontece porque nos últimos anos, principalmente devido à imigração de irlandeses para outros países, a língua tem sofrido um declínio no número de falantes na Irlanda.
Segundo dados do Censo realizado em 2006 no país, cerca de 1,66 milhão de irlandeses consegue compreender e se comunicar em irlandês. Entretanto, a mesma pesquisa aponta que cerca de 91 mil pessoas vivem em regiões no país considerada gaélicas, ou seja, onde a principal língua é o irlandês, entretanto, apenas cerca de 17 mil pessoas utilizam o idioma diariamente para se comunicar.
O bom é que bastam apenas algumas horas de viagem para regressar no tempo e conhecer pequenas vilas e cidades onde o gaélico ainda é o idioma predominante. Se esse é o seu interesse, confira abaixo a sugestão de alguns lugares para visitar que selecionamos para vocês:
Essa vila fica em Donegal e conta com aproximadamente 1599 habitantes, sendo que 81% dos moradores utilizam o gaélico como a principal língua de comunicação.
Gweedore é uma área basicamente rural e possui pouco mais de 4 mil habitantes, dos quais, 77% têm o irlandês como idioma principal. Essa é uma das mais populosas cidades irlandesas que ainda mantêm o gaélico como língua predominante entre os moradores locais, sendo utilizada nas escolas, igrejas e também em anúncios publicitários.
A vila também é conhecida por ser o berço da cultura irlandesa, sendo que ainda hoje os antigos costumes irlandeses e a música tradicional ainda fazem parte da rotina dos habitantes.
Esse é um grupo composto por três ilhas localizado no oeste da Irlanda, perto dos Cliffs of Moher. Os cerca de 1200 habitantes da região falam gaélico, mesmo assim, estima-se que a maioria também é fluente em inglês.
O acesso às ilhas é realizado por barcos que saem diariamente de Galway e também de Doolin, cidade que fica no condado de Clare.
Cornamona é uma pequena vila rural que integra o condado de Galway, no oeste da Irlanda, tem pouco mais de 800 habitantes, dos quais 45% usam o irlandês como principal idioma. A vila também é considerada um dos lugares mais bonitos do país, devido à sua deslumbrante paisagem natural.
Com pouco mais de 450 habitantes, essa vila localizada no sudoeste do país, no condado de Kerry, tem 77% dos seus moradores fluentes em gaélico. Apesar de pequena, Ballyferriter conta com três pubs e um hotel, além de escolas, museus e, claro, igrejas.
Essa cidade no condado de Waterford tem em torno de 1176 habitantes e o idioma irlandês tem um importante papel por lá, sendo utilizado no dia-a-dia da maioria dos moradores. Inclusive, a cidade é um destino popular entre jovens irlandeses durante o verão para a realização de cursos de gaélico, sendo que os estudantes são hospedados nas casas de moradores locais, cuja maioria fala apenas irlandês, promovendo assim uma imersão no idioma.
É outra pequena cidade pertencente ao condado de Donegal, com 860 habitantes, dos quais, estima-se que 44% são fluentes em gaélico.
Além de possuir uma rica tradição na cultura irlandesa, Falcarragh é uma boa opção para a prática de atividades externas, como caminhadas, mergulho, ciclismo e pesca. A cidade também possui uma deslumbrante beleza natural, sendo rodeada por montanhas e servindo de acesso para pequenas e belas ilhas.
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…
O fim de ano na Irlanda movimenta o comércio e as ruas ficam cheias entre…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…