Vamos lá! Você já leu centenas de posts sobre preparativos, como trazer os 3mil euros e informações do gênero, tudo isso, para quem pretende passar pelo menos 8 meses na Irlanda. Porém, você está longe de ter disponível o ano sabático que tantos comentam por aqui. Ai fica aquela pergunta: E se eu for só por um mês, ou mesmo dois, talvez três meses, terei que passar pelo mesmo processo? A resposta é Não!!! E é sobre isso que vamos esclarecer neste post!!!! Bem-vindos ao visto (stamp 2A)
Pois é, como dito ai em cima, qualquer não europeu disposto a passar uma temporada de estudos em uma das instituições irlandesas, são super bem-vindos a Ilha Verde. O visto (stamp2A), na verdade é um visto intermediário, entre o de turista e o de estudante, que libera a permanência do cidadão não europeu no país, por um período máximo de seis meses. A diferença primordial, é que, neste caso, a pessoa não pode trabalhar.
Na verdade, nós brasileiros, que decidirmos passar até 90 dias no país, não precisamos aplicar para visto, apenas, ter organizado para viagem: passagens de ida e volta, um seguro saúde/viagem durante todo o período de permanência com cobertura de 30 mil euros, reserva de hospedagem e passaporte com validade mínima de seis meses. That’s it.
Partindo desse princípio, se você pensa em fazer um intensivo de inglês na Irlanda de no máximo 90 dias, pode vir como turista sem grandes problemas. Pode até deixar para escolher a escola quando chegar aqui na Irlanda.
Se o período escolhido por você for de até seis meses, nesse caso, o visto de turista não será suficiente, já que, ele não é renovável e seria necessário sair e voltar ao país, para ser agraciado com mais 90 dias de permanência, porém, é ai que entra o visto 2A .
Neste caso, além das exigências básicas do visto de turista, a pessoa precisa apresentar na imigração:
A carta da escola comprovando estar matriculado;
A quantia pré estabelecida pela imigração de 500 euros, para cada mês que o estudante pretende ficar no país, já que ele não poderá trabalhar durante período de estudos;
Com o visto de 90 tuista você não precisa abrir conta em banco, nem tirar o cartão de residência, o Irish Residence Permit;
Para estudantes que pretendem ficar entre três e seis meses, se faz necessário o registro na imigração, inclusive pagando os atuais 300 euros para emissão do IRP, além da necessidade de comprovar recursos suficientes para se manter no país, já que, trabalhar não é permitido para vistos com duração de até seis meses.
Assim como todos os anos, a festa brasileira toma conta de Dublin e outras cidades,…
O Met Éireann emitiu um alerta para a Tempestade Éowyn, a quinta tempestade nomeada da…
O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ estreia oficialmente em Dublin em pouco menos de um…
Morar na Austrália é o sonho de muitos brasileiros que buscam na "terra dos cangurus"…
Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…
O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…