Visto de trabalho sairá mais rápido na Irlanda
8 anos atrás
Quanto custa um intercâmbio?
Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.
O Departamento de Empregos e Inovação irlandês (DJEI) fez um anúncio que promete facilitar bastante a vida de quem vai aplicar para visto de trabalho no país e também beneficiar os empregadores de mão de obra estrangeira. De acordo com o órgão, a partir do início de setembro todo o procedimento será realizado online, por meio de um sistema chamado de Employment Permits Online System (EPOS).
O objetivo é aposentar os formulários de papel e deixar o processo bem mais rápido e conveniente, já que pelo sistema será possível preencher o formulário online, esclarecer dúvidas sobre campos mandatórios, fazer upload de documentos, etc. A novidade também inclui a possibilidade de pagamento da taxa pela internet, quando aplicável, que poderá ser feita por meio de cartão de crédito ou débito.
Como atualmente esse sistema está em fase final de implantação, o DJEI publicou em seu website uma nota solicitando às pessoas que aguardem algumas semanas para darem andamento à sua solicitação de visto. O texto destaca que essas inscrições poderão ser realizadas online a partir do início de setembro, sendo muito mais simples e ágeis. Vale destacar que apresar da promessa de rapidez, ainda não há informações de até quanto tempo o processo de visto pode ser reduzido.
Segundo o Expert Group on Future Skills Needs, órgão que orienta o governo sobre as necessidades do mercado de trabalho, a Irlanda está vivendo um momento em que a mão de obra nacional nem sempre corresponde à necessária. É justamente por esse motivo que algumas empresas acabam tendo que buscar profissionais de outros países para suprirem a demanda do mercado. Ainda de acordo com a instituição, mais uma vez as áreas promissoras na Irlanda são TI, engenharia, além da busca por profissionais ultra qualificados na área de construção civil.
Novas áreas elegíveis ao visto de trabalho
O DJEI também anunciou há algumas semanas a inclusão de quatro novas profissões na lista de carreiras elegíveis para o visto de trabalho irlandês, chamada de Critical Skills Employment Permit. Portanto, a partir de agora, paramédicos, fisiologistas respiratórios, consultores de impostos especializados no sistema fora da Europa e contadores de corporações multinacionais em serviços de auditoria global também poderão aplicar para o Employment Permit. A lista completa pode ser acessada aqui.
Mas as mudanças não param por aí, já que também foram realizadas alterações na lista de carreiras inelegíveis ao visto. Nesse caso, advogados fluentes em um idioma oficial de país fora da União Europeia e chefs especializados em culinária não-europeia foram removidos da lista. Isso significa que a partir de agora profissionais dessas áreas podem aplicar para o visto de trabalho desde que atendam os demais requisitos para isso.
E se você está em dúvida se a sua área de atuação é ou não elegível ao visto de trabalho na Irlanda, vale ficar atento ao site do DJEI, já que alterações são realizadas o tempo todo, seguindo sempre as demandas do mercado nacional.
Revisado por Tarcísio Junior
Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]
Quanto custa um intercâmbio?
Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.
Veja também
Tudo sobre vistos na Irlanda: guia completo (2024)
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Tipos de Visto
O que é o IRP (Irish Residence Permit): como funciona a permissão de residência irlandesa
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa...
4 dias atrás
-
Notícias
Digitalização dos serviços de imigração da Irlanda: conheça o novo Portal Digital
Há cerca de três anos, o departamento de imigração da Irlanda deu um passo...
4 dias atrás