Por Rafael Oliveira
Quando decidi fazer um intercâmbiopara aprimorar o inglês, buscar novas oportunidades e experiências, foram muitas as pessoas que me desencorajaram. Sempre ouvia as mesmas coisas: “você já passou da idade de fazer um intercâmbio, você tem um bom emprego, além de você já ter dois filhos” – o Enzo Gabriel (3 anos) e o Benício (1 ano).
Atuei por muitos anos no setor de engenharia e construção civil, e devido a crise econômica brasileira, que atingiu significativamente esse segmento e a economia de maneira geral no país, percebi que era o momento ideal para arriscar. E foi o que eu fiz! Desapeguei-me de todos os pertences, encerrei contratos de trabalho e iniciei o meu planejamento de viagem, com 2 meses antes da data de embarque.
Hoje, no Brasil e no mundo de maneira geral, a fluência o idioma inglês é imprescindível e decisivo nos negócios e emprego. Isso me faltava e me incomodava muito. Mesmo tendo feito vários cursos particulares em escolas de idiomas no Brasil, não obtive o resultado necessário no idioma. Isso sem contar que o investimento necessário para estudar em escolas brasileiras é absurdamente mais alto que o custo de um intercâmbio. Além de obter o resultado com maior rapidez, ainda estaria na Europa! rs
Foi uma decisão muito difícil, com medos, receios e, principalmente, pelo fato de ter 2 filhos pequenos. Mas por eles – e para eles -, buscando uma melhoria de vida, me motivei e aqui estou, em Dublin. Cheguei há um mês na Ilha Esmeralda e posso dizer que não tenho arrependimentos, a não ser o de não ter feito isso antes. Estou encantado com as experiências que tenho vivido aqui, com a qualidade de vida, as frequentes viagens pela Europa, os novos amigos e as belas paisagens que me possibilitam fotos incríveis – ainda mais eu, que tenho por hobby a fotografia.
Muitas pessoas que tenho conversado no Brasil ainda insistem em deixar de arriscar ou viver por motivos “banais” e não se permitem viver experiências como a de um intercâmbio, tendo como fato desmotivador a idade ou a rotina. O que eu posso dizer é que você não tenha medo. Não se limite à sua idade, pois não há uma época certa para sonhar e tampouco é tarde para realizar sonhos. É possível, SIM, viver uma experiência de intercâmbio ou até mesmo conquistar novas oportunidades aqui na Europa.
Acredite em você! Se permita e não se limite!
Deus abençoe a todos, e sucesso!
Sobre o autor:
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…