Você é velho demais para fazer intercâmbio?

Por Rafael Oliveira

Arquivo Pessoal

Quando decidi fazer um intercâmbiopara aprimorar o inglês, buscar novas oportunidades e experiências, foram muitas as pessoas que me desencorajaram. Sempre ouvia as mesmas coisas: “você já passou da idade de fazer um intercâmbio, você tem um bom emprego, além de você já ter dois filhos” – o Enzo Gabriel (3 anos) e o Benício (1 ano).

Atuei por muitos anos no setor de engenharia e construção civil, e devido a crise econômica brasileira, que atingiu significativamente esse segmento e a economia de maneira geral no país, percebi que era o momento ideal para arriscar. E foi o que eu fiz! Desapeguei-me de todos os pertences, encerrei contratos de trabalho e iniciei o meu planejamento de viagem, com 2 meses antes da data de embarque.

Hoje, no Brasil e no mundo de maneira geral, a fluência o idioma inglês é imprescindível e decisivo nos negócios e emprego. Isso me faltava e me incomodava muito. Mesmo tendo feito vários cursos particulares em escolas de idiomas no Brasil, não obtive o resultado necessário no idioma. Isso sem contar que o investimento necessário para estudar em escolas brasileiras é absurdamente mais alto que o custo de um intercâmbio. Além de obter o resultado com maior rapidez, ainda estaria na Europa! rs

Continua após a publicidade

Foi uma decisão muito difícil, com medos, receios e, principalmente, pelo fato de ter 2 filhos pequenos. Mas por eles – e para eles -, buscando uma melhoria de vida, me motivei e aqui estou, em Dublin. Cheguei há um mês na Ilha Esmeralda e posso dizer que não tenho arrependimentos, a não ser o de não ter feito isso antes. Estou encantado com as experiências que tenho vivido aqui, com a qualidade de vida, as frequentes viagens pela Europa, os novos amigos e as belas paisagens que me possibilitam fotos incríveis – ainda mais eu, que tenho por hobby a fotografia.

Muitas pessoas que tenho conversado no Brasil ainda insistem em deixar de arriscar ou viver por motivos “banais” e não se permitem viver experiências como a de um intercâmbio, tendo como fato desmotivador a idade ou a rotina. O que eu posso dizer é que você não tenha medo. Não se limite à sua idade, pois não há uma época certa para sonhar e tampouco é tarde para realizar sonhos. É possível, SIM, viver uma experiência de intercâmbio ou até mesmo conquistar novas oportunidades aqui na Europa.

Acredite em você! Se permita e não se limite!

Deus abençoe a todos, e sucesso!

Sobre o autor:
Rafael Oliveira, 33 anos, é Administrador de Empresas e Coach, nascido em São Paulo e residente em Florianópolis, SC.

Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Colaborador edublin

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do edublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no edublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Recent Posts

Dublin registra 11 dias consecutivos sem sol, igualando recorde de 1969

A capital da Irlanda, Dublin, enfrentou recentemente um período de 11 dias consecutivos sem a…

20 de fevereiro de 2025

‘Ainda Estou Aqui’ na Irlanda: crítica irlandesa enaltece filme brasileiro

O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, estreou nos cinemas da Irlanda…

19 de fevereiro de 2025

Intercâmbio agrícola: como estudar e trabalhar em fazendas no exterior

Se morar fora para aprender um novo idioma já é bom, imagine como pode ser…

19 de fevereiro de 2025

Feira gratuita de universidades em Dublin vai auxiliar intercambistas na escolha de cursos

No dia 25 de abril de 2025, Dublin recebe mais uma edição da Ireland University…

19 de fevereiro de 2025

Nova Zelândia: curiosidades sobre o país do Senhor dos Anéis

Conhecer a cultura de um país é imprescindível para visitá-lo e aproveitá-lo da melhor forma…

19 de fevereiro de 2025

Intercâmbio High School: como fazer o ensino médio no exterior

O texto de hoje é para você que ainda tem dúvidas sobre o intercâmbio High…

18 de fevereiro de 2025