Durante a realização do seu intercâmbio é possível que, em algum momento, você precise certificar a cópia de um documento ou reconhecer firma na Irlanda. Apesar de não ser muito frequente, documentos autenticados podem ser requisitados por instituições financeiras ou, até mesmo, o INIS, a imigração irlandesa.
Por aqui, um documento é considerado certificado quando assinado e datado por uma pessoa ou órgão irlandês e reconhecido por este como uma cópia verdadeira do original.
Apesar de parecer burocrático, certificar documentos ou reconhecer firma na Irlanda pode ser bem mais simples do que você imagina. Confira as suas alternativas:
Uma das maneiras mais simples e práticas de se obter a certificação de um documento é se dirigir a uma estação local da Garda, a polícia irlandesa. Neste caso, leve com você o documento original e solicite a um membro da Garda para certificar a cópia para você.
O guarda escreverá na cópia a seguinte frase: “Certified to be a true copy / of the original seen by me” (cópia certificada do original vista por mim), além de assinar, datar e carimbar o documento. Vale destacar que nenhuma taxa é cobrada pelo serviço.
Aqui chamados de solicitors, os advogados também têm autoridade para certificar cópias de documentos. Neste caso, o procedimento é o mesmo descrito acima.
Peça também para o advogado incluir abaixo da assinatura dados como a ocupação, endereço e número de telefone. Vale lembrar que, neste caso, o serviço pode ser cobrado.
No caso de reconhecimento de firma em documentos, contatar um Peace Comissioner é uma das maneiras mais práticas de se realizar esse procedimento na Irlanda.
Os Peace Comissioners são nomeados pelo Ministro da Justiça e Igualdade para exercer certas funções nas comunidades. Estima-se que existam cerca de 5500 pessoas desempenhando este papel no país.
A melhor maneira de encontrar um Peace Comissioner próximo a você é se dirigir a uma estação local da Garda e requisitar o endereço. Saiba também que os Peace Comissioners não cobram taxas para o reconhecimento de firmas.
No caso de documentos que serão enviados ao Brasil, a Embaixada Brasileira realiza o serviço de reconhecimento de firma de brasileiros e também de estrangeiros, desde que estes possuam um registro nacional de estrangeiro (RNE) válido.
Vale destacar que este serviço na Embaixada é realizado apenas com agendamento prévio. Na data do atendimento, leve o documento original que deve ter firma reconhecida, sendo que este deve ser assinado na presença do agente consular, além de um documento de identificação. É cobrada uma taxa de 20 euros por assinatura.
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…