A maioria dos países ao redor do mundo tem um símbolo representativo. Um dos mais famosos é o ícone americano, Tio Sam. E você, sabe qual é o símbolo do Brasil? E o da Irlanda?
Confira aqui o símbolo dos dez destinos mais populares do planeta.
Qual é a primeira coisa que vem na sua cabeça quando pensa no país?
Errou se pensou no trevo de três folhas, conhecido por aqui como shamrock, ou nos leprechauns, pois tradicionalmente o símbolo irlandês é a harpa.
O instrumento foi reconhecido como símbolo oficial do país no século XIII e significa a imortalidade da alma. A harpa é também um dos mais populares instrumentos da música celta atualmente. É possível encontrá-la em todos os cantos da Irlanda, seja nas moedas, passaportes, documentos oficiais e até nos copos de pints de Guinness.
Esse é bem fácil! Afinal, o Tio Sam, símbolo americano, é um dos mais famosos do mundo.
A história começou em 1812, quando um comerciante chamado Samuel Wilson fornecia carne para o exército americano durante a guerra Anglo-Americana. Os barris onde a comida era estocada continham as iniciais U e S (United States), mas os soldados diziam que o significado real era Uncle Sam, ou seja, Tio Sam. A tropa logo adotou o “Tio” como o responsável pela alimentação dos militares.
Todavia, foi em 1870 que a figura ganhou rosto. Isso graças ao cartunista Thomas Nast. Os traços do personagem foram inspirados no ex-presidente Abraham Lincoln. Sam veste as cores da bandeira do país. Já a fama internacional do símbolo veio durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Nessa época, o ilustrador James Flagg fez uma nova versão do personagem a pedido dos militares americanos. Assim, o Tio Sam passou a ter a pose que conhecemos hoje. Já em 1961, o Congresso dos EUA oficializou o “Tio” como símbolo nacional.
A bandeira do Canadá apresenta uma folha vermelha de borda estilizada. Se trata de uma folha de bordo, árvore conhecida no país como maple e reconhecida como símbolo nacional.
A folha central já era utilizada como emblema canadense desde 1700 pelos índios e foi proposta como símbolo do país por várias vezes até virar oficialmente o símbolo na bandeira na década de 1960.
A foice e o martelo, símbolo da União Soviética que até hoje é associado à Rússia, representam o comunismo. O desenho apresenta uma foice sobreposta a um martelo, de forma que pareçam cruzados ou entrelaçados. As duas ferramentas simbolizam, respectivamente, o proletariado industrial e os camponeses.
O brasão de armas da Alemanha é um dos símbolos nacionais do país. Ele leva as mesmas cores da bandeira alemã, ou seja, preto, vermelho e dourado. Entretanto, sua principal característica é uma águia, animal que metaforicamente representa a invencibilidade.
O brasão da Alemanha é também um dos mais antigos símbolos nacionais da Europa e do mundo.
Mas afinal, qual é o símbolo do Brasil?
Oficialmente, nosso país possui quatro símbolos nacionais: a bandeira, as armas nacionais, o hino e também o selo nacional.
Entretanto, em 1971 foi aprovada a Lei N° 5700, que considera as cores verde e amarelo como nacionais. Já em 2002, o sabiá-laranjeira passou a ser considerado a ave nacional do Brasil.
O símbolo nacional da Nova Zelândia é o kiwi, um pássaro que tem o tamanho de um pequeno frango e possui asas atrofiadas, o que o impede de voar, e que nos últimos anos entrou em extinção, principalmente por conta da introdução de predadores, como cães, gatos, ratos, furões e doninhas, que caçam e comem seus ovos.
O kiwi também aparece em muitas bandeiras e símbolos ao longo das ilhas. Esse animal foi o que inspirou a nomeação da fruta homônima por causa da casca peluda e marrom.
O selo imperial é um dos símbolos nacionais do Japão. Ele é um crisântemo amarelo ou laranja com linhas pretas ou vermelhas e 16 pétalas. O ícone se encontra, por exemplo, nas capas dos passaportes japoneses.
Por representar a sabedoria e o império, o dragão é o símbolo nacional chinês. Ele representa também a energia do fogo, que, apesar de destruir, permite o nascimento do novo.
A estrela de Davi é um símbolo que está presente em várias manifestações culturais e religiosas, sobretudo judaicas. Com a criação do Estado de Israel, o símbolo passou a ser usado também na bandeira do país.
Este texto foi revisado por Camilla Gómez em Setembro/2014.
O Met Éireann emitiu um alerta para a Tempestade Éowyn, a quinta tempestade nomeada da…
O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ estreia oficialmente em Dublin em pouco menos de um…
Morar na Austrália é o sonho de muitos brasileiros que buscam na "terra dos cangurus"…
Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…
O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…
Você sonha em estudar no exterior? O Governo da Irlanda pode ajudar. Os projetos de faculdade…