Parnell Street é uma das ruas mais famosas de Dublin, dessas que a gente fala e vai toda hora (ou mora né? Porque não?), mas talvez nunca tenhamos tido curiosidade suficiente de saber de onde vem esse nome… Terá sido um homem? Um pássaro? Um avião?
Brincadeiras a parte, o E-Dublin pesquisou sobre a vida de Charles Stewart Parnell e vai contar alguns fatos e um pouquinho mais sobre a vida desse líder político que viveu no século XIX.
Depois de Daniel O’Connell, Parnell é um dos nomes mais famosos da história da Irlanda. Conhecido como o Rei Sem Coroa, Parnell teve uma vida marcada por triunfos e também escândalos pessoais.
Nascido em Wicklow, ele foi criado por uma família rica de latifundiários protestantes, considerados, portanto, inimigos da maioria católica. Na vida adulta, lutou pela causa da libertação da Irlanda do domínio Britânico.
Essa é considerada uma contradição na vida do líder Irlandês, já que a família dele era membro da aristocracia Anglo-irlandês, beneficiando-se financeiramente do sistema opressivo imposto pelos latifundiários ingleses na Irlanda.
Fato importante é que Parnell foi eleito o presidente da Irish National Land League em 1881, que buscava ajudar os agricultores pobres que cuidavam de fazendas e terras, lutando pra que eles também pudessem ser donos de uma parte, diminuindo o domínio dos latifundiários.
Por causa de sua atuação a frente da Irish National Land League, estimulando boicotes e violência contra os latifundiários, Parnell foi preso em Kilmainham (essa prisão está atualmente aberta pra visitação em Dublin).
No ano seguinte, ele foi acusado de comandar um atentado no Phoenix Park contra autoridades britânicas. Dois oficiais ingleses foram assassinados. Parnell negou qualquer envolvimento, e fez questão de publicar na mídia sua revolta contra o ato de violência, mas nunca conseguiu provar total inocência.
Na vida amorosa, Charles Parnell se envolveu com a esposa do melhor amigo e manteve um relacionamento secreto por muitos anos. Parnell era, na verdade, pai de três dos filhos de Katherine (Kitty) O’Shea.
O romance foi exposto na mídia pelo marido traído e o escândalo arruinou a carreira de Parnell, que foi atacado pelos inimigos políticos e criticado pelos católicos. Alguns anos depois, ele tentou retornar a vida política, mas fraquejou. Politicamente marginalizado e com a saúde debilitada, Parnell morreu em Outubro de 1891.
A Parnell Street, localizada na parte central da cidade de Dublin, na Irlanda, é uma das ruas mais populares entre os brasileiros que optam pela capital irlandesa como morada. No entanto, muitos desses brasileiros desconhecem que Charles Parnell, além de dar nome à rua famosa também tem fortes conexões com a palavra “boicote”, adágio habitualmente utilizado quando se pretende sabotar uma ação, seja ela, econômica, política ou social.
O “boycott” na sua versão original, é na verdade uma analogia a pessoa do capitão Charles Boycott, um opressor administrador das propriedades irlandesas do século XIX. Charles Parnell por sua vez, presidente da Liga das Terras Irlandesas (na tradução livre) e um polêmico defensor das questões agrícolas, acabou incitando o povo a promover varias ações de repúdio à postura exacerbada de Boycott, fazendo com que toda a comunidade o ostracizasse. Em pouco tempo Boycott estava completamente isolado, sem trabalhadores, ignorado em locais públicos e dos serviços essenciais. Diante do fato, o capitão desaparecera sem jamais ser visto por aquelas redondezas, já o seu sobrenome, “Boycott”, passou a ser repetido em todas as posteriores situações onde se tinha como objetivo, o boicote.
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…
É, meus caros, o inverno vem aí e com ele os dias mais escuros. Após…
Há cerca de três anos, o departamento de imigração da Irlanda deu um passo atrás…
Hoje, você vai descobrir o que fazer em Donegal, um condado da Irlanda que está…