Se você é curioso ou é daqueles que desde criança perturbava seus pais com excesso de perguntas, com certeza vai gostar desse post.
Dublin foi eleita a Capital da Ciência em 2012 (European City of Science 2012) e vai sediar 160 eventos relacionados ao tema durante o ano todo. São palestras, exposições fotográficas, peças de teatro, festivais de cinema, passeios e uma série de atrações. Muitas são gratuitas e bem interessantes, mas é preciso se inscrever pelo site.
O ano científico é uma boa desculpa para visitar a Galeria de Ciência em Dublin (Science Gallerie). O espaço é muito mais que um museu de ciência, é um verdadeiro laboratório aberto ao público. As exposições são sempre interativas e divertidas, e muitas vezes os visitantes são convidados a participar de experimentos científicos. A Galeria vai sediar boa parte dos eventos da Capital da Ciência em 2012.
Confira aqui um pouquinho da programação que vai celebrar a ciência em Dublin:
ESOF
Política e economicamente falado, o principal evento do ano científico será o Fórum Aberto da Ciência (Eusroscience Open Forum, ou ESOF), que vai acontecer de 11 a 15 de julho. São esperados mais de 5 mil cientistas para discutir uma variadade de temas, desde as mudanças climáticas até a relação da ciência com a arte.
Feliz?
Você já ouviu falar que a Irlanda costuma figurar entre os 10 mais países mais felizes em pesquisas do gênero? Até o dia 3 de junho a Galeria de Ciência de Dublin abriga o evento Happy?, que explora as causas e os significados da felicidade com um laboratório interativo. Os visitantes também podem fazer parte de uma pesquisa feita através de e-mail e SMS que vai medir o nível de felicidade de cada um. Visite o site do evento para mais informações.
Particles of the past
Minhocas em pó servidas com vinho branco para curar doenças? Acredite, era um dos remédios usados no século 17 segundo um dos livros da exposição “Partículas do passado”. O evento vai até dezembro na Biblioteca Nacional (National Library of Ireland) e mostra uma seleção de artigos curiosos do acervo da biblioteca, relacionados à ciência. O visitante também pode conhecer as técnicas usadas pela biblioteca para conservação de documentos e peças antigas. Horários e endereço aqui.
Hack the city
Outra exposição interativa na Galeria de Ciência, que vai de 22 de junho a 7 de setembro e traz o futuro como tema. A ideia é mostrar como as novas ferramentas de comunicação serão utilizadas nas cidades do futuro, desde o acesso a serviços públicos até a forma como andamos pelas ruas, vamos ao trabalho e interagimos com as pessoas. Visite o site.
Dublin Maker Faire
Em julho a Maker Faire vai apresentar projetos criativos e intrigantes, baseados no conceito do “faça você mesmo”. O evento deve reunir artistas, cientistas, artesãos, tecnólogos em diversas áreas, cada com seu invenção. Mais detalhes aqui.
Vai ser um ano repleto de novidades para os curiosos e adoradores da ciência. Fique ligado no site oficial para não perder nada!
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…