Categories: Curiosidades

Você Sabia? Halloween é coisa de irlandês!

Que cultura norte-americana que nada, Halloween é uma antiga tradição Irlandesa, ou melhor, Celta!
Bom, assim como o St Patrik’s Day que ganhou força e reconhecimento mundial a partir da cultura norte-americana…
A origem da festa é a cultura Celta, quando eles consideravam que, no dia 31 de outubro, ao fim da última colheita (ou seja, o início do inverno severo), era o marco divisor entre a vida e o início da disseminação das doenças. Era quando os mortos se tornavam arredios e vinham atormentar a vida dos vivos, espalhando doença e destruindo culturas. Pelo povo Gaélico este festival era chamado de Samhain, que significa “fim do verão”.
Para espantar todos estes males, uma grande festa era armada, fazendo fogueiras onde os ossos das caças (estoque para o inverno) eram jogadas. As pessoas também vestiam máscaras e fantasias para imitar e espantar os espíritos maus.
O nome desta festa era All Hallow’s Even (even, inglês antigo para evening), o que significa “noite de todos os santos”, e abreviado se tornava Hallowe’en. Vocês devem estar perguntando: mas uai, dia de todos os santos não é dia 1 de novembro? Pois é, era dia 31 de outubro, mas veio a igreja católica e mudou isso, sabe-se lá porquê!
Em 1846 por conta da Great Irish Famine (A grande fome irlandesa), imigrantes irlandeses levaram esta cultura para a América do Norte e outros países.
Ainda hoje na Irlanda o Halloween é uma data importantíssima, talvez a data festiva mais importante depois do St Patrick’s Day e o Natal. No dia 31 todas as baladas ficam lotadas, as ruas cheias de pessoas fantasiadas.
Eu mesmo, Homero, tive a oportunidade de trabalhar em uma festa de 21 anos (tão ou mais tradicional que festa de 15 anos no Brasil), que foi comemorado no dia 31 de outubro. Foi muito bom participar mais de perto desta festa, mas foi muito ruim não poder curtir esta data com os demais! =/
Então, já vão se preparando, dia 31 de outubro é um dia de muita festa, e muito trabalho para quem trabalha em eventos! Comprem suas fantasias (ou improvisem, porque eu sei que não é facil), e aproveitem este dia incrível para espantar todas as bruxas e passar um invernão bem feliz, saudável e com a dispensa cheia!
Edu Giansante

Fundador e CEO do edublin, Edu chegou na Irlanda em 2008, no ano pré-crise, pegou a nevasca de 2010 e comeu cérebro de cabra em Marrakesh. O Edu também é baterista da banda Irlandesa Medz.

Recent Posts

Como vai funcionar o sistema de transporte público de Dublin durante o Natal e Réveillon 2024

Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…

20 de dezembro de 2024

Lidando com a “Dezembrite” e o Natal longe de casa

À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…

20 de dezembro de 2024

Táxi na Irlanda: quais são as tarifas para usar o serviço em 2025

Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…

17 de dezembro de 2024

Programa de Deportação Voluntária na Irlanda: Como Funciona

A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…

17 de dezembro de 2024

Quanto custa morar na Irlanda em 2025

A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…

17 de dezembro de 2024

Ceia de Natal na Irlanda: conheça delícias natalinas tradicionais do país

A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…

16 de dezembro de 2024