Categories: Curiosidades

Você sabia? O Halloween nasceu em Co Meath

Se a Irlanda não tivesse adotado o calendário Gregoriano, seu ano novo começaria agora, em outubro, ou melhor, mas especificamente no dia 31 de Outubro! Pelo menos era assim que os antigos celebravam a passagem do Ano Novo Celta há 2000 mil anos.

O ano novo também significava o final do verão e claro, como toda boa passagem exigia-se uma festa para celebrar, o que os druidas deram o nome Samhain, em outras culturas Dia de Todos os Santos, Dia dos Mortos, Dia das Bruxas, ou mesmo, o que hoje chamamos de Halloween.

Os celtas acreditavam que esse período do ano era o único momento onde os mortos podiam voltar e se misturar aos vivos. Para evitar que eles se metessem no meio deles e usassem seus corpos, os celtas adotavam uma série de objetos para assustar os espíritos, é daí que vem a idéia das fantasias.

Nem precisa dizer que tudo isso passou a ser proibido durante a Idade Média, por se tratar de uma festa pagã. Mas a tradição se perpetua até hoje. Alguns associam o halloween aos americanos, mas na verdade a festa só chegou lá por conta dos imigrantes irlandeses que fugiram da fome nos anos de 1840 e espalharam a cultura celta por onde passaram.

Continua após a publicidade

Agora tirando todo esse lenga lenga que a gente escuta todo ano e acabava esquecendo! Tem uma coisa que estando na Irlanda tem um gostinho a mais! Comemorar o Halloween exatamente onde ele começou no condado de Co Meath.

Pensa em participar do ritual, exatamente como acontecia há milhões de anos! Com direito a acender fogueiras no topo de uma montanha e tudo! O lugar onde tudo começou chama-se Tlachtga no topo da Hill of  Ward e todos os anos no dia 31, exatamente as 7pm, o rito é repetido.

Tochas de fogo começavam a ganhar vida em várias montanhas da região o que acaba sendo um espetáculo  único. E esse ano não será diferente.

Para quem vai ficar em Dublin, o melhor do Halloween acontece no Temple Bar e como também será Bank Holiday vai rolar programação especial!!!  See you there guys!

Ávany França

Jornalista por profissão, já passou por editorias de moda, gastronomia, história e turismo. Uma vida sem desafios não foi desenhada para essa baiana de Salvador. Amante das viagens, coleciona mais de 80 destinos no passaporte. Quer saber mais? Corre porque até você terminar de ler esse perfil já terei alguma novidade.

Recent Posts

Associação de Escolas de inglês na Irlanda pede ao setor de imigração ‘período de transição’ para novas regras de comprovação financeira

Uma atualização recente publicada no site oficial de imigração da Irlanda revelou uma mudança significativa…

3 de abril de 2025

Patrulhas municipais vão proteger a estátua de Molly Malone contra abuso de turistas em Dublin

A famosa estátua de Molly Malone, localizada na Suffolk Street, no centro de Dublin, na…

1 de abril de 2025

Intercambio na Irlanda vale a pena?

Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…

1 de abril de 2025

Quais as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda

Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…

1 de abril de 2025

Molly Malone: conheça a história por trás da estátua

Passeando pelas redondezas da região de Dublin 2, próximo à Suffolk Street, uma estátua chama…

1 de abril de 2025

ETA: como funciona a autorização eletrônica de viagem ao Reino Unido

Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema…

31 de março de 2025