Já pensou pegar um barquinho aqui na Irlanda e chegar ao Brasil em algumas horas! Sonho? Nada. São Brandão conseguiu essa proeza bem antes de 1500, quando estava navegando entre a Irlanda e a Escócia.
Nos tempos remotos — e bem remotos — no oeste irlandês, foi descoberta a Hy Brazil, uma ilha no meio do nada e que, segundo os registros antigos, era coberta de ouro, belezas naturais e gente bem animada. Alguma coincidência?
E a gente que sempre acreditou naquela história de pau-brasil… eheh. Para os europeus, o nome dado ao nosso país foi uma alusão a essa tal ilha mítica que, muito antes de 1500, aparecia nas cartas reportadas durantes as navegações renascentistas do atlântico.
Mas os relatos também diziam que eram necessários olhos bem apurados para ver a tal Ilha Brazil. Ela costumava desaparecer em meio a um nevoeiro constante e, acredita-se ainda, a ilha teria se deslocado por diversas vezes, saindo das proximidades irlandesas, passando pelos Açores e sendo vista em outras localidades na imensidão do Oceano Atlântico.
Segundo cartografias datadas em 1324, a Ilha Brasil aparecia mais de 28 vezes nos mapas da época. Além disso, antes dos espanhóis e portugueses pisarem em nosso solo varonil, em 1500, a Brazil dos irlandeses já corria solta no vocabulário e imaginário europeu como uma terra cheia de encantamento e exuberância.
No gaélico antigo, brasil teria derivado de bres, que significava afortunado, alegre, nobre. Na linguagem celta, existem, ainda, várias referências ao Breasil, que teria significado de vermelho e, com o tempo, por meio da incorporação do latim, teria transformado Breasil em Brasil.
Para alguns historiadores, brazil teria derivado do bress celta, que, em inglês, teria se transformado em to bless, resultando em terra abençoada.
Bom, verdade ou mentira, lenda, misticismo ou qualquer outro nome que se queria dar, os irlandeses bem que poderiam ter reivindicado a autoria do nome de nossas terras tupiniquins. Vai ver é por isso que nos sentimos tão em casa no solo irlandês. Vai saber!?
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…