Por Carlos Eduardo Fernandes
Você sabia que o voleibol na Irlanda é um esporte marginalizado e pouco praticado? Quem conta um pouco sobre o assunto é Priscila Cristina, uma brasileira que durante a sua temporada de intercâmbio, atuou em uma equipe de voleibol irlandesa.
Como sabemos, os esportes mais populares aqui na Irlanda são o rugby, o futebol gaélico e o hurling, além do boxe (com conquistas olímpicas). O futebol tradicional também é uma paixão do povo irlandês, mas seu campeonato é pouco popular, sua seleção não tem empolgado muito nos últimos anos e as equipes escolhidas pelos torcedores locais são equipes inglesas. Falar de voleibol por aqui, então, é algo praticamente impossível, por não existir tradição e conhecimento algum do povo. Sendo assim, como alguém vindo de um país onde o esporte é tão popular pode encontrar um espaço para praticá-lo?
Essa era a dúvida de Priscila Cristina, jogadora de vôlei no Brasil, que decidiu vir morar em Dublin para estudar inglês sem imaginar como poderia manter suas atividades esportivas onde não há tradição nesse esporte e com um conhecimento apenas básico do idioma.
Priscila inciou-se no voleibol ainda quando adolescente. Apesar do amor pelo esporte desistiu de continuar jogando e retornou as atividades apenas em 2010, com a certeza de que essa lacuna não deveria ter existido, como ela mesmo nos conta: “Voltei a jogar em 2010 na ACM (Associação Cristã de Moços YMCA), um lugar maravilhoso onde realmente tive a certeza que amava o vôlei e que me arrependia amargamente em não ter seguido com o esporte quando era mais jovem. Mas nunca é tarde para fazer o que realmente gostamos independente da idade”.
Após seu retorno às quadras, Priscila teve uma grande oportunidade de vir morar em Dublin e estudar inglês. Ela enfatiza que fez muitas pesquisas a respeito da vida na Ilha Esmeralda e que o E-Dublin a ajudou bastante em sua decisão. Seu próximo passo seria procurar saber sobre a prática do voleibol no país, mas essa questão ficou sem resposta. Independente de saber se seria possível continuar jogando, ela embarcou para Dublin em no fim de 2012.
Assim que chegou na cidade e se estabeleceu em uma acomodação temporária, Priscila teve a sorte de conhecer pessoas que a ajudaram a encontrar seu espaço no voleibol rapidamente. “Nesta acomodação tive auxilio de várias pessoas que me incentivaram a procurar um lugar para treinar: Nagila Santos, Mariana, Pamela Crizante e Dja Makovsky”, ressalta. Mariana foi quem passou o contato de dois clubes à jogadora e Nagila foi quem entrou em contato com um dos clubes para apresentar a meio de rede, posição em que atua, como uma atleta brasileira que estava em busca do seu espaço no esporte.
Priscila conseguiu um teste (com a ajuda das amigas) com apenas uma semana em Dublin e sem se comunicar como gostaria em inglês. Dessa vez entra em cena Pamela, que a acompanhou até o teste da equipe chamada Tallaght Rockets Volleyball Club para auxiliá-la na conversa em inglês com os responsáveis pelo time. Daí pra frente era só com ela mesma. E, como sabemos, a linguagem do esporte é universal. Priscila se deu bem no teste e passou a integrar a equipe do Tallaght Rockets, um clube fundado em meados dos anos 80 e que disputa a primeira divisão local.
Mas como seu grande problema era o idioma, seu início na equipe foi de superação total, como ela mesma ressalta: “Minha grande dificuldade no inicio foi o idioma, pois cheguei com o nível básico de inglês. É muito difícil você estar em uma reunião (da equipe) e não entender nada que o técnico fala”. Sendo assim, Priscila começou atuando no banco de reservas e sequer entrava no decorrer das partidas. Mas será que existe algum brasileiro em intercâmbio por aqui que chegou conquistando tudo facilmente? Com certeza não.
Temos as histórias já citadas dos atletas do futebol, histórias que ouvimos no nosso dia a dia, nossas próprias histórias, enfim… mas também sabemos que para um brasileiro desistir é porque existe algo errado no meio de tudo. Com os treinos e o aprimoramento da língua, a jogadora foi conquistando a confiança e a titularidade nos Rockets.
Como já frisado, o voleibol não é um esporte difundido na Irlanda. Por isso situações inusitadas acontecem na equipe. Priscila treinava apenas uma vez por semana (quartas-feiras) e disputava partidas oficiais aos finais de semana. O time possui atletas das mais variadas nacionalidades. Além da brasileira, também tem polonesas, italianas, japonesa, tcheca e francesa. E quanto às irlandesas? Nenhuma.
Para os futuros intercambistas brasileiros que praticam qualquer esporte, popular ou não por aqui, fica mais uma história de vontade e conquistas para se espelharem. Situações adversas todos nós passamos nessa proposta que escolhemos em nossas vidas, mas a cada superação e a cada vitória a certeza de que vale a pena encarar a distância da família e de amigos vale muito a pena sim.
Aos interessados em tentar seguir os passos de Priscila, segue uma lista de clubes de vôlei em Dublin e contatos:
TCD Volleyball Club
Masculino e feminino
Localização: Trinity Sports Centre, Dublin 2
E-mail: volleyball@tcd.ie
Aer Lingus Volleyball
Masculino e feminino
Localização: ALSAA Sports Complex, Cloughran
Telefone: 087 9056445
E-mail: Gerry White – whitegerryj@gmail.com
Ballymun Patriots Volleyball Club
Masculino e feminino
Localização: Trinity Comprehensive Secondary School, Ballymun Road, Ballymun
E-mail: Alexis Ledoux ou Glenn Malone – glennmalone@gmail.com
Santry
Feminino
Localização: Artane Beaumont Family Rec. Centre, Artane
E-mail: Laura Rickard – santryvc@gmail.com
Amber Coast Volleyball Club
Masculino
Localização: Maynooth Post Primary School, Moyglare Rd, Maynooth, Co. Kildare
Telefone: 087 3260088
E-mail: Sergej Rodin – ambercoastvc@yahoo.com
Tallaght Rockets Volleyball Club
Masculino e feminino
Localização: Coláiste de hÍde, Tallaght, Dublin 24
Telefone: 086 6771411
E-mail: Kate Van Tonder – info@tallaghtrocketsvc.com
UCD Volleyball
Masculino e feminino
Localização: UCD Sports Centre, Belfield, Dublin 4
E-mail: Denise Gorman & Kathleen Valentini – ucd-volleyball-secretary@googlegroups.com
Pinoy Dublin VC
Masculino
Localização: St. Michael’s Sports Centre, Inchicore
E-mail: Cora Buriel – attcor@yahoo.com
Dalkey Devils
Masculino e feminino
Localização: Castle Park School Sports Centre, Dalkey
Telefone: 087 1457329
E-mail: Sandra Shroeder – info@dalkeydevils.com
Maiores informações sobre equipes em outras localidade da Irlanda e sobre peneiras acesse o site Volleyball Association of Ireland.
Revisado por Tarcísio Junior
Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
O Met Éireann emitiu um alerta para a Tempestade Éowyn, a quinta tempestade nomeada da…
O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ estreia oficialmente em Dublin em pouco menos de um…
Morar na Austrália é o sonho de muitos brasileiros que buscam na "terra dos cangurus"…
Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…
O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…
Você sonha em estudar no exterior? O Governo da Irlanda pode ajudar. Os projetos de faculdade…