Você já pensou em voltar a estudar na Irlanda depois de terminar o intercâmbio?
Essa é uma das principais questões que recebemos aqui no edublin. Portanto, hoje vamos explicar como funciona o processo de retorno à Irlanda após um tempo fora do país.
O primeiro ponto que vale ser destacado aqui é o fato de o INIS (Irish Naturalisation and Immigration Service) não estipular um prazo máximo para retorno de estudantes estrangeiros. Dessa forma, se, por exemplo, você estudou na Irlanda e deixou o país por dois, três anos ou mais tempo, pode, sim, voltar como estudante.
Entretanto, se você está pensando em voltar, tenha em mente que o tempo pelo qual você permaneceu na Irlanda anteriormente com o visto de estudante continuará sendo considerado. Assim, somados os anos anteriores, o prazo máximo que você pode permanecer no país com o visto de estudante é 7 anos.
Não! Como destacamos acima, a sua trajetória como estudante na Irlanda consta nos arquivos da imigração.
Portanto, se você já passou dois anos no país como estudante de inglês (os primeiros oito meses e duas renovações de mais oito meses cada), que é o prazo máximo, a sua única opção para retornar é se matricular em um curso universitário.
Em 2015, houve uma mudança na Irlanda alterando o período de 12 meses para oito meses de permanência do visto de estudante de idiomas na Ilha. No caso de curso superior, o tempo continua 12 meses (ano letivo).
Portanto, se você fez dois anos de inglês, pode voltar a estudar na Irlanda e tirar seu visto para uma graduação e renová-lo por mais cinco vezes (entre graduação e pós), sempre estando matriculado em uma faculdade, claro.
Leia também: Será que o passaporte europeu muda sua vida na Irlanda?
No caso de quem quer voltar a estudar na Irlanda antes de ter completado dois anos de permanência na Ilha como estudante de inglês ou como estudante universitário, todo o processo de obtenção do visto é semelhante ao de estudantes que chegam aqui pela primeira vez.
Sendo que, novamente, no aeroporto, o oficial dará um visto temporário de um mês para você se organizar antes de se dirigir à imigração.
Isso significa que, sim, será necessário comprovar os 3 mil euros em extrato bancário de conta irlandesa na hora de adquirir o cartão de residência. Além disso, para o Irish Residence Permit — IRP são necessários os seguintes documentos:
Leia também: Ser casado com europeu garante visto na Irlanda?
Se você planeja um retorno e está em busca de um curso universitário no país, não se esqueça de que apenas as instituições presentes na ILEP (Interim List of Elegible Programmes) estão autorizadas a emitir o visto de estudante para não-europeus.
Tendo já estudado ou querendo voltar a estudar na Irlanda como universitário ou universitária, o edublin pode ajudar você a encontrar as melhores formas de viver no país.
Com o ebook Planejamento de Intercâmbio na Irlanda você tem acesso a um guia completo com todas as etapas mais importantes para a organização do seu intercâmbio.
Já com o Ensino Superior na Irlanda, você tira todas as suas dúvidas sobre todas as etapas de um planejamento para você estudar em uma universidade no exterior.
Acesse ainda o Orçamento Fácil, onde agências parceiras apresentam suas melhores ofertas de intercâmbio.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…