Você já pensou em voltar a estudar na Irlanda depois de terminar o intercâmbio?
Essa é uma das principais questões que recebemos aqui no edublin. Portanto, hoje vamos explicar como funciona o processo de retorno à Irlanda após um tempo fora do país.
O primeiro ponto que vale ser destacado aqui é o fato de o INIS (Irish Naturalisation and Immigration Service) não estipular um prazo máximo para retorno de estudantes estrangeiros. Dessa forma, se, por exemplo, você estudou na Irlanda e deixou o país por dois, três anos ou mais tempo, pode, sim, voltar como estudante.
Entretanto, se você está pensando em voltar, tenha em mente que o tempo pelo qual você permaneceu na Irlanda anteriormente com o visto de estudante continuará sendo considerado. Assim, somados os anos anteriores, o prazo máximo que você pode permanecer no país com o visto de estudante é 7 anos.
Não! Como destacamos acima, a sua trajetória como estudante na Irlanda consta nos arquivos da imigração.
Portanto, se você já passou dois anos no país como estudante de inglês (os primeiros oito meses e duas renovações de mais oito meses cada), que é o prazo máximo, a sua única opção para retornar é se matricular em um curso universitário.
Em 2015, houve uma mudança na Irlanda alterando o período de 12 meses para oito meses de permanência do visto de estudante de idiomas na Ilha. No caso de curso superior, o tempo continua 12 meses (ano letivo).
Portanto, se você fez dois anos de inglês, pode voltar a estudar na Irlanda e tirar seu visto para uma graduação e renová-lo por mais cinco vezes (entre graduação e pós), sempre estando matriculado em uma faculdade, claro.
Leia também: Será que o passaporte europeu muda sua vida na Irlanda?
No caso de quem quer voltar a estudar na Irlanda antes de ter completado dois anos de permanência na Ilha como estudante de inglês ou como estudante universitário, todo o processo de obtenção do visto é semelhante ao de estudantes que chegam aqui pela primeira vez.
Sendo que, novamente, no aeroporto, o oficial dará um visto temporário de um mês para você se organizar antes de se dirigir à imigração.
Isso significa que, sim, será necessário comprovar os 3 mil euros em extrato bancário de conta irlandesa na hora de adquirir o cartão de residência. Além disso, para o Irish Residence Permit — IRP são necessários os seguintes documentos:
Leia também: Ser casado com europeu garante visto na Irlanda?
Se você planeja um retorno e está em busca de um curso universitário no país, não se esqueça de que apenas as instituições presentes na ILEP (Interim List of Elegible Programmes) estão autorizadas a emitir o visto de estudante para não-europeus.
Tendo já estudado ou querendo voltar a estudar na Irlanda como universitário ou universitária, o edublin pode ajudar você a encontrar as melhores formas de viver no país.
Com o ebook Planejamento de Intercâmbio na Irlanda você tem acesso a um guia completo com todas as etapas mais importantes para a organização do seu intercâmbio.
Já com o Ensino Superior na Irlanda, você tira todas as suas dúvidas sobre todas as etapas de um planejamento para você estudar em uma universidade no exterior.
Acesse ainda o Orçamento Fácil, onde agências parceiras apresentam suas melhores ofertas de intercâmbio.
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…