A Irlanda é conhecida por seus cliffs, suas praias, seu verde, seus pubs e sua cerveja elaborada. O que muita gente pode não saber é que o whiskey irlandês também é um item importante dessa lista. Sim, a ilha tem algumas das melhores destilarias do mundo — e tem consumidor para isso. Afinal, todo mundo sabe que o irlandês é bom de copo.
Muita gente, ao comprar um whiskey irlandês, foca no Jameson, o mais famoso entre as marcas existentes na Ilha. Mas um bom fã da bebida deve ir mais a fundo e conhecer outras marcas tipicamente irlandesas.
Listamos cinco, incluindo, claro, o bom e velho Jameson. Vamos conhecê-las?
Entre todas as bebidas fabricadas na Irlanda, o whiskey irlandês está entre as mais exportadas e consumidas. Foto: Pxhere
Esse é um whiskey irlandês triplamente destilado, fabricado em Cork, desde 1779. Ele pode amadurecer por até sete anos em barris de carvalho e é um dos mais suaves da Irlanda.
É conhecido por ser simples e para paladares pouco apurados.
É uma mistura de whiskies selecionados amadurecidos durante mais de doze anos em barris de bourbon. Com doçura e cremosidade única, tem sabor persistente de mel e frutas.
Também é conhecido por ser bem mais caro, mas que vale cada centavo (e gole).
Imagine um whiskey irlandês com nome de lugar paradisíaco. É o caso do Connemara. Foto: Divulgação
É o único whiskey irlandês com malte tradicional e amplamente disponível. Inspirado pela arte de secar a cevada de malte sobre os fogos de turfa, que vem do do século XVIII, o Connemara apresenta um sabor e aroma característicos, incutindo um delicado fumo e um sabor suave e doce.
Seus complexos sabores de turfa e o doce do malte fazem dele um whiskey irlandês verdadeiramente único. Recebeu mais de 20 medalhas nas principais competições de destilados desde 2012.
Redbreast 12 traz a complexidade de sabor e qualidades distintas do whiskey Pot Still.
Amadurecido em uma combinação de barris de bourbon e xerez, o estilo xerez Redbreast tem um sabor cremoso e frutado.
O whiskey irlandês não é famoso apenas pelos turistas, mas porque também está no coração dos irlandeses. Amadurecido em barris de carvalho por um período mínimo de quatro anos, é um whiskey triplo misturado com gosto suave e um sabor muito peculiar de nozes e baunilha.
Todo seu processo pode ser conhecido por um tour na Jameson Experience.
O cinema brasileiro segue ganhando espaço nas telas internacionais — e em Dublin, não poderia…
A morte do Papa Francisco tem gerado uma comoção na Irlanda, que ainda guarda na…
A morte do Papa Francisco nesta segunda-feira provocou uma onda de comoção na Irlanda, país…
Uma nova pesquisa foi lançada recentemente com o objetivo de entender os principais desafios enfrentados…
Uma nova edição do National Employer Survey, lançada nesta semana pelo Department of Higher Education,…
Já é tradição, a agenda de shows brasileiros na Irlanda fica a cada ano mais…