Um filme de animação criado na Irlanda foi indicado ao Oscar 2021 como Melhor Animação. Wolfwalkers, produzido pela Cartoon Saloon, foi anunciado entre os indicados ao prêmio nesta segunda-feira, 15 de março.
O estúdio, localizado em Kilkenny, já recebeu quatro indicações ao Oscar por outras produções.
Wolfwalkers conta a história de uma jovem caçadora, Robyn Goodfellowe, que vem à Irlanda para exterminar a última matilha de lobos. Ela faz amizade com Mebh Óg MacTíre, um membro de uma tribo que se acredita que se transforma em lobos.
A história tem um ‘q’ de real, já que, como se sabe, não existem lobos na Irlanda por ter havido uma exterminação em massa há décadas. O último lobo visto na Irlanda foi no Condado de Carlow, em 1786. Existe até mesmo um projeto para reinserir lobos na ilha.
Wolfwalkers deveria ter tido uma grande audiência nos cinemas, mas a pandemia não permitiu. Mas é possível assistir ao filme pela plataforma digital Apple TV +. É o primeiro filme de animação original da Apple.
Leia também: 17 filmes que se passam na Irlanda para você assistir
A animação irlandesa também concorre na categoria junto com as produções Soul, A Caminho da Lua, Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica, e Shaun, o Carneiro: O Filme – A Fazenda Contra-Ataca.
Arracht, filme irlandês no idioma gaélico, que estava cotado para entrar na corrida como Melhor Filme estrangeiro, ficou de fora da premiação.
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…
O fim de ano na Irlanda movimenta o comércio e as ruas ficam cheias entre…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…